Grace Mai/21
Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Pharma InnovationRegulatóriosCannabis: autorizações da Anvisa aumentam 72%

Cannabis: autorizações da Anvisa aumentam 72%

  • Written by:

Segundo dados da Anvisa, a importação da Cannabis medicinal apresentou um grande salto durante a pandemia, maior ainda do que já vinha sendo registrado desde 2015. As informações são da Folha de S. Paulo.

No último dia 11, o número de autorizações desses produtos passou de 33 mil, considerando todo o ano de 2021. O volume é 72% superior ao de 2020, quando a agência concedeu 19.120 autorizações. Em 2019, foram apenas 8.522.

Participação dos idosos

A demanda da cannabis medicinal pelos idosos também registrou um aumento. Os pedidos de importação de CBD por pessoas maiores de 65 anos cresceu quase quatro vezes no intervalo de quatro anos. Em 2019, esse público já representava 23,6% dos consumidores, contra 6,8% em 2015.

Outro importante público é o de crianças de até dez anos, que representa 21% das autorizações. Apesar de ser o segundo grupo mais expressivo, essa faixa etária já teve mais peso, tendo representado 50% dos pedidos anteriormente.

Esses dados de representação de mercado foram auditados pela BRCANN, associação das indústrias de Cannabis medicinal, com base em informações da Anvisa, obtidas por meio da Lei de Acesso à Informação.

Decisões da Anvisa ajudaram a diminuir preconceito sobre a Cannabis

A Anvisa já aprovou sete produtos à base de Cannabis medicinal. Para Tarso Araújo, diretor executivo da entidade, isso foi vital para a difusão desses medicamentos.

“Ainda há muito preconceito, desinformação e até intimidação social em torno do tema. Mas as decisões da Anvisa acabaram legitimando a cannabis como um produto de saúde e ampliando a segurança jurídica para a prescrição médica”, comenta o executivo.

Judicialização em alta

Também houve um avanço na judicialização no SUS para fornecimento desses produtos. Em São Paulo, até novembro foram 154 ações judiciais. Em 2019 foram 122 demandas e, no ano passado, 158.

 

 

Fonte: Panorama Farmacêutico 23.11.2021

Comments are closed.

Parceiros