ADM Agosto 2022
Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Pharma InnovationDestaques Empresas & Negócios MedicamentosEurofarma traz para a AL três biossimilares que irão ampliar acesso ao tratamento oncológico

Eurofarma traz para a AL três biossimilares que irão ampliar acesso ao tratamento oncológico

  • Written by:

Produtos são o segundo lançamento biológico da companhia, buscando expandir a atuação da Unidade Oncologia e oferecer mais opções de terapias aos pacientes

A Eurofarma, uma das farmacêuticas brasileiras que mais investem em inovação, acaba de anunciar parceria com a Shanghai Henlius Biotech, Inc., farmacêutica chinesa especializada em medicamentos biológicos, para a produção e comercialização na América Latina de três medicamentos biossimilares destinados ao tratamento de diversos tipos de câncer.

O novo contrato de licenciamento entre as empresas irá permitir que a Eurofarma expanda seu portfólio de produtos oncológicos nos países onde opera, oferecendo mais opções de tratamento para o mercado local. Em 2020, vale ressaltar, somente na América Latina e Caribe houve registro de quase 1,5 milhão de novos casos de câncer. Entre os principais ganhos da nova parceria entre as empresas pode-se destacar:

• Atuar com produtos de alto grau de complexidade não sintéticos (anticorpos monoclonais, medicamentos biológicos altamente eficazes no combate ao câncer e doenças autoimunes);

• Atuar em novas linhas de tratamento;

• Ampliar o portfólio de Oncologia, que hoje já é o maior do Brasil em número de moléculas;

• Aumentar o portfólio em países latino-americanos onde a empresa atua, com produtos de alto valor agregado e que podem gerar incrementos relevantes para as operações internacionais;

• Ampliar as possibilidades de negociação com parceiros estratégicos e serviços de saúde;

• Oferecer mais opções de tratamento aos pacientes de maneira acessível.

“Estamos extremamente orgulhosos dessa nova parceria, que confirma nossos movimentos e trabalho recentes para fornecer à América Latina os melhores produtos do mundo. Estamos unindo duas de nossas principais estratégias para atingir nossos objetivos: expandir nossa presença na região para aumentar as receitas das operações internacionais e implantar novas tecnologias em medicamentos, que definitivamente nos ajudam a ser referência em inovação”, afirma Martha Penna, vice-presidente de Inovação da Eurofarma.

“Estamos muito honrados em fazer parceria com a Eurofarma. A Henlius sempre teve a intenção de melhorar a vida dos pacientes, fornecendo, em tempo hábil, proteínas terapêuticas de qualidade e acessíveis. A Eurofarma possui uma das maiores equipes de vendas da América Latina. Sua robusta rede de negócios e recursos promoverão efetivamente a comercialização dos produtos na América Latina e a disponibilidade para os pacientes. Esperamos que nossos três produtos possam se tornar opções de tratamento eficazes para mais pacientes”, comenta       o Jason Zhu, Presidente da Henlius.

Produtos e indicações

Com os novos produtos, a Eurofarma busca oferecer uma gama completa de itens que compõem o arsenal terapêutico para tratamento de diversos tipos de tumores. Biológicos já fazem parte da rotina clínica oncológica e ter à disposição um maior número de produtos com melhor acesso permite aos médicos oferecer opções terapêuticas mais eficazes a um maior número de pacientes.

É importante destacar que os biossimilares, produtos seguros e amplamente utilizados em todo o mundo, compõem uma classe de medicamentos muito peculiar, pois possuem estrutura muito parecida à de seus originadores e, por isso, são capazes de produzir exatamente os mesmos efeitos biológicos. Esse grau de similaridade é comprovado por meio de testes das propriedades físico-químicas e biológicas ainda em laboratório. Apenas os protótipos mais semelhantes avançam para a fase de estudos em animais e, desses, somente o candidato com melhor resposta avança para a última etapa de investigação em seres humanos.   

Por meio da parceria com a Henlius, a Eurofarma terá em seu portfólio os seguintes produtos:

Bevacizumabe

O produto referência2 possui diversas indicações, sendo capaz de tratar diferentes tipos de câncer colorretal3, de pulmão4 e de ovário5. Assim como os outros produtos, o biossimilar de bevacizumabe também foi investigado em indicações colorretais e comparado aos produtos originadores fornecidos no mercado americano, europeu e chinês durante seus estudos clínicos. Vale ressaltar que esse biossimilar possui um estudo específico para tratamento de pacientes com degeneração macular (uma indicação que o próprio originador não possui em bula6. Entre os resultados, pode-se observar que o efeito terapêutico é o mesmo que o produto referência, sob o mesmo nível de segurança.

Rituximabe

O produto é indicado para o tratamento de cânceres de células sanguíneas (como linfomas e leucemias), além de doenças imunológicas, como artrite reumatoide. Seus estudos clínicos utilizaram produtos originadores produzidos na Europa e China como comparadores, sendo que sua resposta foi avaliada em duas diferentes indicações: artrite reumatoide7 e linfomas8 em dois estudos de fase III. Os achados desses estudos revelaram que esse biossimilar produz efeito equivalente ao dos produtos comparadores e sob o mesmo nível de segurança.

Trastuzumabe

O medicamento é utilizado para o tratamento de câncer de mama HER2+(tanto em estágio precoce, como em fase metastática), além de câncer gástrico10. Assim como o produto anterior, esse medicamento também teve seus efeitos terapêuticos comparados aos de produtos fornecidos nos mercados europeus e chinês, obtendo resultados equivalentes de segurança e eficácia aos dos originadores11.

Comercialização 

De acordo com a parceria, a Eurofarma será responsável pela produção, comercialização e distribuição dos medicamentos na América Latina. O acordo estabelece as seguintes disposições:

Comments are closed.

Parceiros