Grace Mai/21
Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Pharma InnovationRadarDependência do Exterior chega a 90% na indústria farmacêutica

Dependência do Exterior chega a 90% na indústria farmacêutica

  • Written by:

A indústria farmacêutica nacional chega à impressionante e péssima marca de 90% de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs) importados do Exterior.

Em entrevista à CNN, Norberto Prestes, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos (Abiquifi), explicou as motivações para esse cenário. Detalhe: a indústria farmacêutica do Brasil está entre as dez maiores do mundo e é referência na produção de vacinas. Mesmo assim, se vê totalmente dependente das importações de matérias-primas.

“Na década de 80 mais ou menos, o Brasil produzia 50% dos insumos, nós tínhamos incentivo para que empresas multinacionais e nacionais produzissem um IFA e a indústria nacional consumia”, afirmou.

A abertura de mercado na era Collor também comprometeu a concorrência com os insumos importados. A indústria farmacêutica também cresceu e o país ficou com um grupo pequeno de empresas que produzem insumos.

“Faltou um desenho de uma estratégia para definirmos melhor quais seriam os insumos que nós deveríamos manter a produção aqui no Brasil e que são importantes para a saúde pública, por exemplo”, ressaltou.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Panorama Farmacêutico 01.02.2021

Comments are closed.

Parceiros