Chemyunion PHI 0820
Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Pharma InnovationInternacional MedicamentosSobi disponibiliza medicamentos inovadores para doença dos pezinhos

Sobi disponibiliza medicamentos inovadores para doença dos pezinhos

  • Written by:

A biofarmaceutica internacional Sobi, dedicada ao desenvolvimento de tratamentos inovadores para pessoas que vivem com doenças raras, passou a disponibilizar uma nova classe de medicamentos inovadores para a paramiloidose, conhecida como a doença dos pezinhos, e para a síndrome de quilomicronemia familiar.

Através de um acordo celebrado com a norte-americana Akcea Therapeutics, em dezembro de 2020, a Sobi dará continuidade à comercialização de dois tratamentos – inotersen e volanesorseno – nos mercados da Europa e Médio Oriente.

Segundo o Prof. Doutor António Araújo, country lead da Sobi Portugal, estes dois medicamentos “são um complemento e uma grande contribuição” para o portefólio de medicamentos no tratamento de doenças raras, sendo ambos de administração subcutânea. “Estes fármacos atuam principalmente ao nível do fígado e têm como alvos terapêuticos proteínas especificas envolvidas nestas doenças.”

O responsável acrescenta que a empresa continuará a utilizar todo o conhecimento e experiência na produção de medicamentos essenciais para pessoas com doenças raras em áreas onde ainda existe grande necessidade médica.

Em termos técnicos, é possível afirmar que estes novos medicamentos, da classe dos oligonucleótidos antisense, apresentam a capacidade de alterar o impacto destas patologias, porque atuam através do reconhecimento do ARN mensageiro (ácido ribonucleico) correspondente a determinadas proteínas que estão envolvidas na causa das doenças.

Inotersen e volanesorseno são indicadas para o tratamento de duas patologias raras e hereditárias, a polineuropatia de fase 1 ou 2, em adultos com amiloidose hereditária por transtirretina (hATTR) (paramiloidose) e para a síndrome de quilomicronemia familiar (SCF).

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Newsfarma 15.02.2021

Comments are closed.

Parceiros