A capacidade do México de ampliar a sua participação na indústria farmacêutica internacional recentemente foi tema de debate durante a Expo Científica CTR 2026, realizada em Guadalajara, no estado de Jalisco.
Representantes do Grupo Pisa, Neolpharma e do Tecnológico de Monterrey discutiram o desenvolvimento da inovação farmacêutica, a manufatura avançada e a pesquisa aplicada no país, com foco também na evolução da medicina personalizada.
Durante o painel, Manuela Arboleda Montoya, diretora de desenvolvimento de negócios do Grupo Pisa, afirmou que o desafio da indústria não está apenas em desenvolver novas soluções, mas em fazer com que tratamentos inovadores cheguem de forma oportuna aos pacientes. Segundo a executiva, o México reúne capacidade industrial, experiência na fabricação de medicamentos e um mercado relevante para fortalecer sua posição na cadeia farmacêutica regional.
Arboleda também afirmou que a empresa tem interesse em continuar investindo para levar sua atuação além do mercado mexicano. A executiva citou a possibilidade de expansão para outros mercados da região e, posteriormente, para países das Américas e da Europa, sem detalhar valores ou projetos específicos de investimento.
Personalização
A discussão também abordou o avanço da medicina personalizada, com tratamentos cada vez mais direcionados às características e necessidades individuais dos pacientes. Para os participantes, a evolução desse modelo depende da integração entre indústria, academia, governo e investidores, além do desenvolvimento de capacidades tecnológicas e produtivas.
A Pisa Farmacéutica é uma companhia mexicana com mais de 80 anos de atuação. De acordo com informações da própria empresa, o grupo possui 14 plantas de produção no México, cerca de 30 mil colaboradores e mais de 1.500 marcas de medicamentos, com operações voltadas aos mercados mexicano, latino-americano e caribenho, além dos Estados Unidos.



