Chemyunion PHI 0820
Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Pharma InnovationRadarPesquisa ABIAD aponta crescimento de 10% no consumo de suplementos alimentares no Brasil

Pesquisa ABIAD aponta crescimento de 10% no consumo de suplementos alimentares no Brasil

Presente em 59% dos lares brasileiros, o consumo da categoria cresceu 10%, em cinco anos

A segunda edição da Pesquisa de Mercado ABIAD “Hábitos de Consumo de Suplementos Alimentares no Brasil”, realizada pela Toledo & Associados, reflete uma importante mudança de comportamento do consumidor em relação aos suplementos alimentares.

Segundo a pesquisa, o consumo de suplementos alimentares no Brasil aumentou 10% (em comparação à primeira edição da pesquisa, em 2015) e apurou que os produtos estão presentes em 59% dos lares brasileiros, com no mínimo uma pessoa consumindo suplementos.

O estudo foi realizado em sete capitais – Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Brasília (DF) e Belém (PA) -, nas cinco regiões do Brasil, configurando uma amostra com representação nacional, com 1006 entrevistas. O perfil dos participantes foi de 50% de homens e 50% de mulheres, com idade entre 17 e 70 anos, de todas as classes sociais.

Consumo Consciente

Entre as principais conclusões sobre o comportamento do consumidor, a pesquisa aponta que 90% dos entrevistados usam o suplemento alimentar como um complemento à alimentação e que 85% buscam saúde e bem-estar. Nesse contexto, vitaminas, proteínas e minerais lideram os grupos de produtos mais consumidos.

Outro importante dado da pesquisa reflete um consumo consciente em relação aos suplementos alimentares, visto que 51% das recomendações para o consumo de suplementos são feitas por profissionais de saúde.

“Os suplementos alimentares são aliados para complementar e fornecer nutrientes para uma alimentação equilibrada. A ABIAD tem exercido um importante papel no setor de suplementos alimentares brasileiro visando garantir ao consumidor produtos seguros, inovadores e de alta qualidade, e que possam contribuir para a manutenção ou melhora da saúde da população”, afirma a Dra. Tatiana Pires, presidente da ABIAD. “Ao longo dos últimos cinco anos, desde a primeira pesquisa sobre os hábitos de consumo de suplementos alimentares no Brasil, houve um amadurecimento do consumo da categoria, maior consciência do consumidor e segurança de uso”, completa.

Satisfação do Consumidor

Por fim, 98% dos consumidores dizem estar muito satisfeitos ou satisfeitos com os resultados da suplementação.

Comportamento dos consumidores de suplementos alimentares na pandemia de Covid-19

O estudo complementar, “Pesquisa de Mercado ABIAD – Comportamento dos Consumidores de Suplementos Alimentares durante a pandemia de Covid-19”, realizada também pela Toledo & Associados, aponta que entre os consumidores de suplementos, foi registrado um aumento de 48% destes produtos durante a quarentena, sendo que 42% consumiram visando fortalecer a alimentação e 91% a imunidade; e 70% dos entrevistados, declararam que continuarão consumindo os produtos.

O recorte da pesquisa, com foco no cenário pandêmico, foi realizado por meio de 275 entrevistas, durante o mês de maio, nas mesmas regiões do estudo inicial, entre os já consumidores de suplementos alimentares (59%).

Comments are closed.

Parceiros