Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Pharma InnovationMercadoEMS celebra o Dia Nacional do Medicamento Genérico com lançamento de rivaroxabana

EMS celebra o Dia Nacional do Medicamento Genérico com lançamento de rivaroxabana

  • Written by:

Com o primeiro genérico da molécula disponibilizado à população do país, a empresa reforça seu compromisso em ampliar o acesso a tratamentos de saúde seguros e eficazes

Pioneira e líder no segmento de genéricos desde 2013, a EMS celebra, em 20 de maio, o Dia Nacional do Medicamento Genérico com a expectativa de proporcionar ainda mais acesso da população brasileira a tratamentos de saúde seguros e eficazes. Entre os lançamentos do ano, destaque para a rivaroxabana, que é o primeiro genérico da molécula disponibilizado à população do país, já disponível nas farmácias, e também o primeiro genérico disponível a partir da anulação do Artigo 40 da Lei de Patentes pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Mais um grande marco para a empresa. Indicado para prevenção de AVC, trombose e embolia, o medicamento é o anticoagulante mais prescrito hoje em território nacional.

Ainda, para celebrar a data, além de sair na frente com esse grande lançamento, a EMS veiculará uma campanha nacional, intitulada “Dia G”, com filme para a TV aberta, jingle, anúncios em revistas e ações nas mídias sociais. Também criou um Hub de Conteúdo – um portal com o objetivo de trazer informações sobre saúde e bem-estar com foco no consumidor final.

Como o preço do medicamento genérico é, no mínimo, 35% mais baixo do que o de referência, a categoria se tornou um instrumento de ampliação do acesso a medicamentos de qualidade, eficazes e seguros no Brasil. Dessa forma, os consumidores podem dar continuidade aos seus tratamentos de saúde. Dados da PróGenéricos apontam que 79% dos brasileiros compram ou já compraram genéricos, que 33% dos medicamentos prescritos são desta categoria e que 34% do que o setor farmacêutico vende é deste segmento no país. Com base no levantamento da consultoria IQVIA, em 2020, este mercado teve alta de 13% nas vendas, o que reforça o crescimento e a importância dos genéricos para os pacientes.

Para atender a esta constante e importante demanda, a EMS investe em seu parque fabril. Entre 2012 e 2021, mais de R﹩ 1 bilhão terão sido aportados no maior plano de expansão de sua história. Com isso, a capacidade produtiva instalada da empresa passa a ser de mais de 1 bilhão de unidades (caixas) de medicamentos por ano. Os investimentos contínuos em pesquisa, desenvolvimento e inovação estão diretamente ligados ao compromisso da empresa em promover saúde e bem-estar.

“O medicamento genérico é uma excelente alternativa de cuidados com a saúde, o que tem se confirmado inclusive em um cenário de crise causada pela pandemia de coronavírus”, lembra Aramis Domont, Diretor Comercial da unidade de genéricos da EMS. “Temos orgulho do histórico de contribuição da EMS para a expansão do acesso a medicamentos no Brasil com os genéricos. Sermos os primeiros a levar a rivaroxabana às farmácias de todo o país é algo que reforça a nossa responsabilidade, compromisso e nos coloca em um outro patamar”, diz.

A EMS foi a primeira empresa a produzir e comercializar medicamentos genéricos no Brasil, em 2000. Em 2013, atingiu a liderança no segmento, que mantem até os dias de hoje. Com mais de 500 apresentações de produtos e 202 moléculas – sendo líder em 78 delas -, a companhia tem o maior portfólio de genéricos no país, que atende a 96% das classes terapêuticas. Em 2020, a EMS foi Top of Mind como o genérico mais lembrado pelo consumidor brasileiro, de acordo com o Instituto DataFolha, do jornal Folha de S.Paulo. Esse estudo é considerado o mais relevante em lembrança de marca da América Latina.

Com rivaroxabana e outros cinco lançamentos de 2021, a empresa prevê um crescimento de 26% na área de genéricos que, em 2020, cresceu 15,6% em faturamento e 12,25% em unidades. Os genéricos representaram 33,9% do faturamento da EMS no ano passado. O market share de 2020 foi de 14,9% em faturamento e 13,8% em unidades (Fonte: IQVIA – PMB MAT Dez/2020).

Comments are closed.

Parceiros