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Pharma InnovationMedicamentosBHS celebra 500 toneladas de medicamentos coletados em 10 anos de atuação

BHS celebra 500 toneladas de medicamentos coletados em 10 anos de atuação

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Maior projeto de coleta de medicamentos vencidos ou em desuso no país, o Programa Descarte Consciente da Brasil Health Service (BHS), já coletou e destinou corretamente 500 toneladas em dez anos de atuação.

Com displays de coleta presentes em 1.200 pontos espalhados por 22 estados, a empresa está cadastrando novos pontos em farmácias interessadas em participar do programa.

E com a aprovação do Decreto nº 10.388 no último dia 5 de junho, que implementa a logística reversa de medicamentos descartados pelo consumidor, baseada na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), o tema ganha relevância por envolver todos os elos da cadeia farmacêutica.

A empresa BHS também é a gestora operacional do Plano de Logística Reversa da Interfarma (Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa), no qual realiza a coleta, transporte, tratamento e destinação correta do medicamento, compartilhando os custos com o varejo farmacêutico. O programa conta com a adesão das grandes redes de drogarias e também das farmácias de bairro, além de 30 indústrias farmacêuticas.

“A população está cada vez mais preocupada com a saúde pública, com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. E uma farmácia que ofereça um ponto de coleta ganha a fidelização do cliente, pois ele aproveita para fazer tudo o que precisa num lugar só: a compra e o descarte correto do medicamento. Trata-se de uma prestação de serviço ao consumidor”, avalia José Agostini Roxo, CEO da BHS.

Cada quilograma de medicamento jogado fora incorretamente, no lixo comum, na pia ou no vaso sanitário, pode contaminar até 450 mil litros de água, de acordo com o Preservômetro, que mede os resultados obtidos pelo programa.

“Tanto a indústria como o varejo farmacêutico vêm abraçando essa prática, mas a regulação da Logística Reversa pode ser determinante para criar estímulo entre a população. E essa preocupação com o meio ambiente será cada vez mais valorizada na percepção da sociedade sobre as marcas do canal farma”, destaca Juan Carlos Becerra, diretor executivo do Sincofarma.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Panorama Farmacêutico 08.06.2020

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