ADM Agosto 2022
Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Pharma InnovationCiência & TecnologiaAutomação com robô BD Rowa™ avança em pequenas redes de farmácias

Automação com robô BD Rowa™ avança em pequenas redes de farmácias

  • Written by:

BD Rowa – Os benefícios da robotização em farmácias começam a despertar atenção até mesmo de pequenas e médias redes.

É o caso da Drogaria Soares, com cinco unidades na capital paulista e que implementa neste mês de janeiro a solução com robô BD Rowa™ da Becton Dickinson – BD, uma das líderes globais na automatização com robôs no varejo farmacêutico.

Fundada em 1969, a farmácia de origem familiar ergueu sua loja-modelo no bairro da Vila Mariana, zona sul de São Paulo. A rede mantém no mesmo local um minicentro de distribuição com 10 mil SKUs, que abastece as suas outras quatro lojas na cidade e ainda a venda por canais digitais – um dos focos atuais da empresa.

Mercado competitivo

Na visão de Fernando Padilha Pinto, sócio-diretor da Drogaria Soares, a crescente competitividade do varejo farmacêutico e o nível de exigência do cliente exigem mais diferenciação por parte dos gestores. “Conquistar a satisfação do cliente pressupõe modelos disruptivos. Com a robotização, poderemos aumentar a velocidade de separação dos pedidos, reduzindo a incidência de erros nesse processo. Com isso vamos agilizar o atendimento, melhorar a prestação de serviço e projetar uma imagem mais inovadora da rede”, acrescenta.

Eficiência na farmácia

Além disso, a instalação buscará simplificar a operação. “As operações estão se tornando cada vez mais complexas à medida que diversificamos os modelos de atendimento. Mas temos como direção clara o investimento em inovações e a robotização representa um caminho natural nesse plano de crescimento”, completa.

Por meio da robotização, a farmácia conseguirá automatizar as tarefas cotidianas de recebimento, armazenamento e comercialização dos medicamentos. Até então, essas atividades exigiam o acompanhamento manual do time de loja. Será possível ter controle integral de vencimentos de medicamentos, com zero de avarias, perdas e desvios, bem como ganho de espaço no PDV e eficiência na dispensação.

Em média, bastam apenas 8 a 12 segundos para o robô coletar o produto prescrito e entregá-lo ao atendente com apoio de um dispenser instalado no balcão. O processo pode ser até 22 vezes mais rápido em comparação à operação manual. “Além de garantir que nossa equipe aprimore o atendimento aos clientes e dedique mais tempo para essa ação, a tecnologia traz mais visibilidade à loja e funciona como um atrativo visual, mudando para melhor a expectativa de compra”, acredita Fernando.

Foco nas farmácias regionais

A parceria com a Drogaria Soares é mais um passo na estratégia da BD Rowa™ de conquistar terreno nas mais de 63 mil farmácias regionais existentes no país, nicho que inclui o associativismo e farmácias independentes.

Atualmente, a companhia tem mais de 10 mil robôs espalhados por cerca de 60 mercados, entre os quais Alemanha, França e Itália. A expansão pela América Latina começou em 2018 e hoje a solução já foi vendida para mais de 95 lojas e instalada em 56 unidades. Em um primeiro momento, o avanço ocorreu na Argentina.

“A robotização desponta como solução de vanguarda para o mercado farmacêutico nacional. E as farmácias regionais encontram no BD Rowa™ um aliado estratégico para aprimorar os processos operacionais e a produtividade da equipe, ajudando inclusive a mudar o patamar de atendimento”, avalia Flávia Contin, líder de negócios da Becton Dickinson – BD no Brasil.

 

 

 

 

Fonte: Panorama Farmacêutico 12.01.2022

Comments are closed.

Parceiros