Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Pharma InnovationDestaques RegulatóriosAnvisa alerta sobre risco de erros de medicação

Anvisa alerta sobre risco de erros de medicação

  • Written by:

Profissionais de saúde devem estar atentos ao uso de medicamentos importados, com instruções em outras línguas.

Anvisa publicou um alerta aos profissionais de saúde sobre o risco aumentado de erros de medicação em hospitais relacionados a produtos importados que possuem embalagens com informações em outras idiomasO alerta está disponível no portal da Agência e contém, inclusive, orientações sobre como os  profissionais devem notificar casos por meio do VigiMed, sistema brasileiro para a notificação de eventos adversos relacionados ao uso de medicamentos e vacinas. Já a detecção de desvios de qualidade (queixas técnicas) relacionados aos produtos poderá ser informada pelo Notivisa.

A medida se faz necessária devido à alta demanda por medicamentos para cuidados a pacientes hospitalizados com Covid-19, especialmente aqueles do chamado “kit intubação”, que podem ser importados, conforme as regras da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 483/2021.

Essa Resolução dispõe, de forma extraordinária e temporária, sobre os requisitos para a importação de dispositivos médicos novos e medicamentos identificados como prioritários para uso em serviços de saúde, em virtude da emergência de saúde pública internacional relacionada ao novo coronavírus (Sars-CoV-2).

A medida permitque medicamentos importados, sem regularização sanitária pela Anvisa, possam ser utilizados no Brasil com rótulos, embalagens e bulas em outros idiomas. O objetivo é evitar o desabastecimento de fármacos, mesmo com aalta demanda por esses produtos no mercado brasileiro

 

 

 

Fonte: gov.br 03.05.2021

Comments are closed.

Parceiros