Grace Mai/21
Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Pharma InnovationRadar VarejoVendas de antigripais disparam nas farmácias

Vendas de antigripais disparam nas farmácias

  • Written by:

As vendas de medicamentos antigripais nas farmácias dispararam nas últimas semanas em função da alta dos casos de gripe e covid-19.

Segundo reportagem do Estadão, a procura por remédios para coriza, febre e dor de cabeça triplicou em alguns estabelecimentos, na comparação com o mesmo período do ano passado. Pacientes têm relatado dificuldades para encontrar os produtos em algumas farmácias. Antigripais, xaropes antialérgicos, vitamina C e analgésicos tiveram 130% de aumento nas buscas nos últimos dois meses.

Algumas das principais farmacêuticas do País confirmam o crescimento, mas garantem não haver desabastecimento. Por outro lado, a Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) já identifica falta de determinados itens.

“Os médicos estão prescrevendo muitos antimicrobianos e antibióticos e estamos percebendo a falta pontual em algumas farmácias”, explica Sérgio Mena Barreto, presidente da Abrafarma. “As empresas foram pegas no contrapé. Tudo isso coincidiu com o recesso, quando a indústria costuma dar férias coletivas para os funcionários”, conclui.

Também é difícil encontrar, por exemplo, o fosfato de oseltamivir, o Tamiflu. A Roche Farma Brasil afirma que a produção, abastecimento e distribuição seguem normalizados, mas reconhece que, “a epidemia de gripe em um período atípico do ano, confere mais complexidade ao gerenciamento de estoque de nossos parceiros”.

 

 

 

 

 

Fonte: Panorama Farmacêutico 05.01.2022

Comments are closed.

Parceiros