Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Pharma InnovationCiência & Tecnologia Empresas & NegóciosFarmacêutica investe em aplicativo para diagnóstico de tromboembolismo venoso

Farmacêutica investe em aplicativo para diagnóstico de tromboembolismo venoso

  • Written by:

AppTev é a nova plataforma direcionada aos profissionais de saúde que auxilia na avaliação de risco para TEV e cálculo de dosagem recomendada do medicamento

Todos os anos são cerca de 10 milhões de casos de tromboembolismo venoso (TEV) no mundo¹. Por conta da grande incidência e da quantidade de fatores a ser observada no diagnóstico, o laboratório farmacêutico Sanofi investiu em um aplicativo para auxiliar profissionais de saúde na avaliação de risco da doença. O AppTev reúne informações sobre o manejo do tromboembolismo venoso em diferentes perfis de pacientes e os escores mais utilizados para realização da avaliação de risco da doença.

Ao usar a nova plataforma, é possível observar algumas vantagens. O primeiro é o auxílio que o médico terá em avaliar quais de seus pacientes possuem maior risco de desenvolver o TEV utilizando as principais recomendações da literatura a respeito do tema em diversos perfis de pacientes. O aplicativo apresenta de maneira ordenada informações específicas para pacientes clínicos, cirúrgicos e obstétricos. São disponibilizadas as principais ferramentas para a avaliação desses grupos, como os escores de risco de Caprini, Padua e do Royal College of Obstetricians and Gynaecologists (RCOG) ²-4. O cálculo de dosagem do medicamento em indicação de prevenção ou tratamento também pode ser feito dentro do próprio app.O aplicativo é gratuito e já está disponível para IOS e ANDROID. A plataforma é focada para médicos e, ao se logar ao app, será necessário confirmar que é um profissional da área e aceitar que a novidade é direcionada exclusivamente a quem é autorizado a prescrever e dispensar medicamentos no país.A Sanofi tem a inovação como parte do DNA e um dos principais pilares de crescimento, assim como a aceleração digital para auxiliar no seu compromisso com a saúde no Brasil. São esperados 16 milhões de reais de investimentos no digital em 2020, considerando iniciativas digitais.

O tromboembolismo venoso
O Tromboembolismo venoso ou TEV, que é a formação de coágulos sanguíneos dentro das veias, é uma condição médica importante que compreende a trombose venosa profunda e o tromboembolismo pulmonar e que pode causar mortalidade e invalidez 5. Esta doença é especialmente importante dentre os pacientes hospitalizados, que em sua grande maioria possuem fatores de risco para o desenvolvimento de TEV 6. É considerada a principal causa de mortalidade hospitalar evitável, sendo responsável por até 10% de todos os óbitos relacionados à internação, desta forma uma adequada avaliação de risco e profilaxia são importantes para reduzir esta complicação 7,8.

Comments are closed.