A inauguração de uma nova unidade da IZZ Pharma em Omã, em meados do primeiro semestre deste ano, reforça o movimento global de fortalecimento da produção farmacêutica local, especialmente em mercados emergentes.
Instalada na Cidade Industrial de Nizwa, a fábrica tem capacidade para produzir 20 milhões de unidades anuais de soluções intravenosas, com foco tanto no abastecimento interno quanto em exportações.
Fundada em 2022 pelo grupo Taiba, a IZZ Pharma integra a estratégia do país para expandir sua base industrial no setor de saúde. A iniciativa está alinhada à meta nacional de elevar o índice de produção local farmacêutica para 30% até 2030, reduzindo a dependência de importações e ampliando a autonomia sanitária.
O projeto também reflete a rápida evolução do setor no país. Atualmente, Omã conta com cerca de 20 fábricas farmacêuticas e médicas em operação, responsáveis por mais de duas mil linhas de produtos e exportações para 32 países. Além disso, outras 18 unidades estão em fase de construção, indicando um ciclo contínuo de investimentos.
Com estrutura de aproximadamente 20 mil metros quadrados, a nova planta incorpora tecnologias produtivas e laboratórios de controle de qualidade, consolidando um modelo industrial voltado à eficiência e conformidade regulatória. O movimento reforça uma tendência mais ampla de regionalização da produção farmacêutica, com países buscando maior resiliência em suas cadeias de suprimento e protagonismo no cenário global.