Chemyunion PHI 0820
Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Pharma InnovationCOVID-19 InternacionalNovo teste de saliva para covid-19 é aprovado nos EUA

Novo teste de saliva para covid-19 é aprovado nos EUA

  • Written by:

A agência reguladora aprovou um novo método desenvolvido pela universidade de Yale que custa a partir de 10 dólares por pessoa

A Agência Reguladora de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) aprovou, no último sábado, 15, um novo teste para covid-19 que pode ser revolucionário. O procedimento usa a saliva dos pacientes e não requer coleta de sangue ou amostra de material com swabs.

O teste rápido, chamado de SalivaDirect, é inovador por sua eficiência e por evitar o uso de reagentes utilizados em outros tipos de teste, disse o representante da FDA, Stephen Hahn, em nota. Os dados apresentados mostraram uma precisão suficiente para que o órgão desse sua autorização de emergência.

O novo método foi criado pelo departamento de Saúde Pública da Universidade de Yale. Parte dos recursos para a pesquisa foram doados pela Associação Nacional de Basquete (NBA) e a união que representa os jogadores da liga.

Os pesquisadores informaram que não pretendem comercializar o método. A universidade americana disse que irá fornecer o protocolo do teste para laboratórios interessados com base em um acordo de “código aberto”.

O teste de Yale é o quinto que utiliza saliva a ser aprovado pela FDA, mas pode ser o que consiga menor custo para chegar ao mercado. O departamento de saúde pública de Yale espera que os laboratórios cobrem 10 dólares por amostra, o que facilitaria a testagem de grandes grupos de pessoas, um passo importante para controle da doença enquanto escolas, empresas e lojas voltam a reabrir.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Exame 16.08.2020

Comments are closed.

Parceiros