Parceria entre o Legado Verdes do Cerrado e a Concepta Ingredients transforma conservação ambiental em matéria-prima rastreável para a indústria farmacêutica
Por Rodrigo Rezende
Uma parceria inédita entre o Legado Verdes do Cerrado – primeira Reserva Privada de Desenvolvimento Sustentável de Cerrado do país – e a Concepta Ingredients está transformando a lógica da conservação ambiental em Niquelândia (GO). O acordo estrutura uma cadeia produtiva sustentável a partir do cultivo de gergelim, cujo óleo abastece indústrias de alimentos, cosméticos, farmacêuticas e de ingredientes naturais.
O modelo aproveita áreas já utilizadas para agricultura dentro da reserva durante os períodos de entressafra, sem a necessidade de desmatar ou abrir novas frentes de cultivo. Com isso, o projeto gera renda para produtores locais e reforça a conservação de cerca de 27 mil hectares de vegetação nativa do Cerrado, trabalho conduzido desde 2017 no território, que pertence à Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) e é administrado pela Reservas Votorantim.
Da lavoura ao insumo
Depois da colheita no Legado, o gergelim segue para processamento na Concepta Ingredients, onde se transforma em óleo de gergelim, insumo que, além do uso alimentício e cosmético, tem aplicações consolidadas e emergentes na indústria farmacêutica.
A etapa industrial agrega valor à matéria-prima e fecha um ciclo que une conservação, agricultura e indústria em uma só cadeia.
A iniciativa também incorpora princípios de economia circular. Além do óleo, a Concepta Ingredients prevê o aproveitamento integral da matéria-prima, convertendo subprodutos em novos insumos para diferentes aplicações industriais, o que amplia o potencial de uso do gergelim cultivado na reserva.
Veículo de injetáveis
O interesse da indústria farmacêutica pelo óleo de gergelim não é novo. Refinado a grau farmacêutico, ele é historicamente empregado como veículo oleoso em medicamentos injetáveis de aplicação intramuscular – caso de formulações à base de testosterona e de progesterona, registradas em farmacopeias e bulas de referência nos Estados Unidos.
Nessas apresentações, o óleo funciona como solvente da molécula ativa e contribui para a liberação prolongada do fármaco no organismo, reduzindo a frequência de aplicações.
A estabilidade do óleo também é um diferencial técnico. Por ser naturalmente resistente à oxidação, é utilizado como base de cápsulas gelatinosas moles (softgels), servindo de veículo para vitaminas lipossolúveis, como as do complexo A, D, E e K, e como carreador de outros compostos lipofílicos em formulações farmacêuticas e nutracêuticas.
Lignanas em estudo
A semente de gergelim também é fonte de lignanas – como a sesamina e a sesamolina –, compostos de interesse crescente para a indústria de nutracêuticos por seu potencial antioxidante e anti-inflamatório, ainda em fase de estudos pré-clínicos e clínicos, sem configurar tratamento estabelecido.
Quanto mais rastreável a origem dessa matéria-prima, maior a segurança para que fabricantes de fármacos e suplementos a incorporem em suas formulações.
Bioeconomia em escala
Para a indústria farmacêutica, a origem certificada de insumos vegetais é cada vez mais um critério de compra. “A parceria com a Concepta demonstra o potencial do Legado Verdes do Cerrado e da estratégia da CBA para dar escala sustentável a novas cadeias da bioeconomia. Ao conectar o gergelim cultivado no Legado à capacidade industrial da Concepta, mostramos que uma reserva privada pode ser também uma plataforma de origem, rastreabilidade e inovação para ingredientes de alto valor agregado”, afirma Leandro Faria, gerente-geral de sustentabilidade, segurança e meio ambiente da CBA.

Do lado da Concepta, o discurso segue a mesma direção. “Temos o propósito de construir cadeias produtivas capazes de gerar valor para a indústria em consonância com a responsabilidade e o impacto positivo ambiental. O futuro da produção sustentável passa pela integração entre agricultura e inovação, ao mesmo tempo que protege um dos biomas mais importantes do Brasil”, diz André Sabará, CEO da empresa.
A companhia opera uma fábrica em Valinhos (SP), com sistema de Gestão de Qualidade certificado pela FSSC22000, que assegura a gestão segura de alimentos – certificação relevante também para insumos que alimentam cadeias regulamentadas, como a farmacêutica.



