Grace Mai/21
Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Pharma InnovationSaúde & Bem-estarCuidar do corpo é necessidade para preservar saúde

Cuidar do corpo é necessidade para preservar saúde

  • Written by:

Maria Valéria Robles Velasco comenta que pandemia fez com que muitas pessoas ficassem menos cuidadosas com seu visual, mas cuidar do corpo é essencial

Nesse período de reclusão causado pela covid-19, muitas pessoas tiveram de se adaptar a uma nova realidade, na qual não sentiram a necessidade de estar constantemente arrumadas, com cabelos, unhas e pele impecáveis. Alguns aproveitaram para mudar o visual, aderindo, por exemplo, aos cabelos brancos. Essas mudanças, que podem parecer uma despreocupação com o visual, muitas vezes encobrem um problema muito mais sério, como explica Leila Tardivo, psicóloga e professora do Instituto de Psicologia da USP.

“Se essa mudança foi um tempo que se deu, uma menor exigência, ok. Agora, se essa mudança reflete um descaso consigo mesmo, com seu corpo, porque o corpo é a gente, nós somos corpo e mente; se é um descaso com o próprio corpo, um cabelo feio, porque não vai ver as pessoas, mas vai se ver. Nós, que trabalhamos com saúde mental, sabemos que houve um aumento da depressão e da ansiedade nesse período. É preciso tomar cuidado quando esse “descaso” com o corpo for um sinal de sofrimento psíquico, aí é necessário procurar um profissional.”

Se, por um lado, a atenção com a saúde mental é importante, por outro, o cuidado com o visual também. Maria Valéria Robles Velasco, professora doutora de Cosmetologia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, explica que as pessoas se preocuparam menos em cuidar da pele, do cabelo, das unhas. Ela lembra que as mãos ressecaram muito pela lavagem constante e uso do álcool. Quem lavou menos os cabelos também sofreu com o excesso de oleosidade no couro cabeludo, apresentando dermatite seborreica.

Muita gente aderiu aos cabelos brancos ou grisalhos pelos mais diversos motivos. Mas, para mantê-lo bonito e reluzente, são necessários cuidados, não basta manter limpo. Esse cabelo sem cor precisa de muito mais atenção que o tingido ou natural, lembra a cosmetóloga. “Ele é um cabelo poroso, se você não usar máscara de hidratação pelo menos uma vez por semana, ele fica sem brilho. O cabelo branco não tem a melanina natural. O grisalho tem um pouco mais. A melanina é um filtro solar natural, se você for se expor ao sol, precisa proteger esse cabelo com um chapéu, um boné.”

A professora Valéria explicou que a hidratação e os cuidados com a pele são muito importantes. “Quando você está hidratando a pele, você está reforçando a barreira protetora. No fundo, sempre é bom lembrar que cuidar a pele é uma defesa que a gente tem.” O uso constante do computador causou manchas na pele, uma vez que muitas pessoas não aplicaram um fotoprotetor. Cuidar do corpo, da pele e dos cabelos não é necessário só por vaidade, mas também por uma necessidade de preservar a saúde pessoal.

 

 

 

 

Fonte: Jornal da USP 10.09.2021

Comments are closed.

Parceiros