Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Pharma InnovationEmpresas & Negócios MercadoVyttra Diagnósticos lança teste rápido para identificar simultaneamente Covid-19 e Influenza

Vyttra Diagnósticos lança teste rápido para identificar simultaneamente Covid-19 e Influenza

  • Written by:

Testes que diferenciam essas doenças têm se mostrado importantes para a indicação de isolamento e diminuição do uso indiscriminado de antibióticos 

Com a chegada dos dias mais frios, a preocupação com a saúde do brasileiro vai além do contágio pela Covid-19. Na temporada outono/inverno, a contaminação pelo vírus influenza, causador da gripe, também merece atenção. A vacinação é uma medida preventiva fundamental para os dois casos, mas como ambas as campanhas de imunização estão em andamento, a atenção aos sintomas e a testagem rápida mediante o aparecimento deles é importante para a diferenciação das doenças, tratamento e adoção de medidas corretas de isolamento. 

“Até o momento, 49.271.180 doses da vacina contra a Covid-191 foram aplicadas e 10,6% da população-alvo está imunizada contra influenza2. Frente a esses números, a testagem continuará sendo muito importante neste período. Ela colabora para que casos do novo coronavírus sejam detectados e isolados mais rapidamente, evitando a propagação do contágio e diminuindo os altos índices de internação”, afirma Daniel Rocha, diretor de Point of Care da Vyttra Diagnósticos, uma das maiores empresas brasileiras na fabricação e distribuição de equipamentos e reagentes para o mercado de diagnósticos. Segundo dados da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL), devido à Covid-19, em um ano, o mercado de testes rápidos aumentou mais de 10 vezes e continua em franca expansão.  

A testagem também permite tratamentos mais assertivos e contribui para diminuição do consumo desnecessário de antibióticos que, se utilizados em excesso ou de forma indevida, podem gerar bactérias super-resistentes e prejudicar tratamentos futuros. “De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), na pandemia de Covid-19, antibióticos foram administrados para doença leve sem pneumonia ou doença moderada com pneumonia. Além disso, um estudo recente realizado em UTIs de 88 países mostrou que embora apenas 54% dos pacientes tivessem suspeita ou comprovada infecção bacteriana, 70% deles haviam recebido pelo menos um antibiótico seja para fins de profilaxia ou de tratamento3. Por isso, a testagem é extremamente necessária. Afinal, os protocolos para Covid-19 e Influenza são completamente diferentes”, destaca o Dr. Edimilson Migowski, infectologista e professor da Universidade Federal do Rio Janeiro. 

Mais acesso e diagnósticos mais assertivos  

Pensando em democratizar o acesso da população a diagnósticos mais precisos, rápidos e com alta assertividade, a Vyttra Diagnósticos acaba de lançar um novo teste, o Smart Test COV Ag Combo, que realiza a detecção simultânea e diferenciação de SARS COV2 e Influenza A e B. “Este é um avanço no campo de testes rápidos, já que em apenas 15 minutos é possível oferecer ao paciente um resultado com sensibilidade de 97,06%, 90,48% e 88,57%, respectivamente, para COVID-19, Influenza A e Influenza B”, completa Daniel. 

A coleta da amostra é similar aos demais testes de COVID-19: via nasal, nasofaringe ou orofaringe. A testagem pode ocorrer em centros de diagnósticos ou farmácias de todo o Brasil e, a partir deste mês, a solução está disponível nas principais redes de farmácias. 

O teste Smart Test COV Ag Combo, da Vyttra Diagnósticos, é o único que utiliza um mesmo cassete, com cavidades distintas, para a testagem de COVID-19 e influenza, otimizando o processo e apresentado um resultado mais assertivo. “Em 2020, o segmento de point of care, ou seja, de testes capazes de fornecer resultados rápidos e confiáveis fora do ambiente laboratorial, teve um crescimento exponencial no Brasil, e será central nos investimentos e no crescimento da Vyttra no país. Acompanhamos as tendências do mercado e permanecemos firmes no propósito de desenvolver inovações que façam a diferença na vida das pessoas e contribuam para a soluções de problemas de saúde pública”, finaliza o executivo.

Comments are closed.

Parceiros