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Pharma InnovationEmpresas & NegóciosFranchising Brasil Farma avança em plano de expansão

Franchising Brasil Farma avança em plano de expansão

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A Franchising Brasil Farma é uma gestora de franquias pensada para facilitar a atuação de farmácias privadas, neste segmento cada vez mais competitivo.

Sua história iniciou no ramo farmacêutico há mais de 50 anos com Darli Luiz Belotto, mas foi em 2012 que seu filho Jhonatan Muriel Belotto iniciou o processo de expansão no formato de franquia, levando seriedade, assertividade e inovação aos serviços prestados, além de suporte contínuo a todos os franqueados.

O grupo detém as marcas Farmácias Brasil Poupa Lar, Farmácias Farmãe e Farmácias Acesso Popular, que somam mais de 200 lojas franqueadas, concentradas na Região Sul, tendo ainda unidades no Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais, contabilizando em torno de 13 milhões de atendimentos por ano e R$ 380 milhões em vendas.

Agora, a empresa quer reforçar a captação de empreendedores dispostos a converter para suas bandeiras ou mesmo iniciar do zero o projeto de sua farmácia, com a meta de crescer até 30% em dois anos e estar em 100% dos estados do território brasileiro.

Reconhecimento do trabalho

Pelo terceiro ano consecutivo, a Franchising Brasil Farma é destaque no Ranking das melhores Franquias do Brasil em pesquisa promovida pela ABF – Associação Brasileira de Franchising em parceria com a Pequenas Empresas & Grandes Negócios e realizada pela Serasa Experian. O Selo 5 Estrelas – a maior pontuação na categoria de Franquia de Farmácia Comercial – foi conferido à  bandeira Farmácias Brasil Poupa Lar, sendo a única da sua categoria a obter esta classificação.

Processo de conversão ou implantação e escolha do perfil de loja

A escolha da bandeira para qual a farmácia interessada fará a conversão dependerá do perfil e localização da loja.

A Brasil Poupa Lar, com uma atuação na linha de farmácia de perfil popular, oferece medicamentos éticos, genéricos e similares de marcas conceituadas com preços altamente competitivos.

A bandeira Farmãe adota um modelo mais tradicional, primando pelo serviço farmacêutico e oferecendo uma linha completa em medicamentos, perfumaria, dermocosméticos e higiene e beleza, e uma linha especial para as mães e os bebês, com preços competitivos.

A bandeira Acesso Popular, também com uma atuação na linha de farmácia de perfil popular, pratica uma política altamente agressiva nos preços de medicamentos genéricos e similares, com foco em mercados de concorrência mais acirrada.

Com uma taxa de adesão acessível, que cobre todo o período preparatório (capacitação da equipe, instalação das ferramentas, projetos) até a data de reinauguração, a farmácia também passará por todo o processo de adequação ao layout à bandeira escolhida para sua atuação.

O plano de expansão da franqueadora contempla ainda a disponibilização de recursos para a adequação da farmácia com financiamento de 80% até 90% do investimento, com um ano de carência, cinco anos de prazo para pagamento e com taxas que iniciam a partir de 0,77% ao mês.

Historicamente, as farmácias que aderiram à Franchising Brasil Farma por meio de uma de suas bandeiras apresentaram um incremento que varia de 50% a 300% em seu faturamento.

Benefícios extras

Periodicamente, o franqueado recebe visitas presenciais ou por meio remoto de um consultor para análise de desempenho do PDV, além de diversas sugestões para impulsionar o seu faturamento e melhorar o nível de satisfação de seus clientes.

Os franqueados contam ainda com setor de marketing próprio, que prepara materiais para mídias online e também para a decoração do PDV em datas comemorativas, realizando ações mais robustas em datas com maior potencial de vendas, além da realização da campanha anual denominada Show de Prêmios – Fidelidade premiada, na qual os clientes de seus franqueados concorrem a prêmios como carros, moto e vários outros.

Outro ponto de destaque são as parcerias que a franqueadora realiza com as indústrias e distribuidoras, por meio das quais os franqueados conseguem obter vantagens na compra dos produtos e então praticar preços mais competitivos.

“Além de todas as ações de marketing e programas de treinamento e capacitação das equipes, o franqueado tem à disposição uma central de compras que o conecta com a indústria e com os distribuidores. A franqueadora também conta com cartão fidelidade e um aplicativo no qual o cliente pode armazenar informações sobre sua saúde e acompanhar campanhas e promoções vigentes, além de várias outras ferramentas. Ainda temos um portfólio de polivitamínicos de marca própria, que asseguram um alto giro nas vendas”, acrescenta Jhonatan.

 

 

 

 

 

Fonte: Panorama Farmacêutico 19.11.2021

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